O CDS congratula María Corina Machado pela distinção com o Prémio Václav Havel de Direitos Humano e pela sua “contínua luta pela Venezuela e pela liberdade que se têm refletido no seu maior desafio pessoal”.
“Desde 2013 que a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em parceria com a Biblioteca Václav Havel e a Fundação Charta 77, promovem o Prémio de Direitos Humanos Václav Havel (Václav Havel Human Rights Prize). Este prémio, dotado de 60.000 euros, recompensa ações excecionais da sociedade civil na defesa dos direitos humanos na Europa”, recorda o CDS, em comunicado, acrescentando que “María Corina Machado, aquela que foi o principal rosto da oposição ao regime de Maduro nas últimas eleições, mesmo não sendo a candidata oficial, torna-se assim na primeira latino-americana a receber um prémio que reconhece ações em defesa dos direitos humanos. Tal feito denota que a luta de Corina Machado pela causa da liberdade é cada vez mais reconhecida e, apesar da galardoada estar escondida desde a contestada reeleição do Presidente Nicolas Maduro, continua a lutar ao lado da população venezuelana”.
Assim, face ao exposto e no âmbito das suas competências estatutárias e regimentais, a Assembleia Legislativa da Madeira, legitima representante dos cidadãos da Madeira e do Porto Santo, aprova um Voto de Congratulação pela distinção de María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, com o prémio Václav Havel do Conselho da Europa e louva “a coragem nesta sua luta pelo Estado de Direito e pela liberdade”.