A partilha de sinergias entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Associação Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) é uma realidade que beneficia o porto do Funchal e a cidade, adiantou hoje o vereador Bruno Pereira, que participou, no debate sobre Cidades e Portos Inteligentes, no Hotel Savoy.
Este evento – Mostra das Tecnologias e Conferências – organizado pela ACIF, incluiu ainda Cibersegurança/Protecção de Dados, Mordenização Administrativa e Inteligência Artificial.
O autarca destacou ainda a importância económica do porto do Funchal e da importância da sua crescente competitividade, apontando ainda algumas questões, nomeadamente no que se refere à gestão do espaço público, pela autarquia devido ao grande afluxo de pessoas e viaturas nos dias das escalas de cruzeiros, e do papel que a tecnologia e o software desempenham nessa gestão.
Relembrando que o afluxo provocado pelo porto é sazonal (sobretudo na época forte dos cruzeiros e das escalas) o autarca realçou a necessidade da gestão do espaço público estar preparada e formatada para estes picos de atividade.
Bruno Pereira ressalvou também, no que se refere à segurança, uma das questões colocadas no debate, o investimento efetuado pela CMF na videovigilância – superior a 4 milhões – e que irá dar um contributo para haver mais segurança, em concreto no eixo desde a pontinha até à Zona Velha do Funchal,