No âmbito do compromisso com as práticas sustentáveis, a CMF lançou uma iniciativa de sensibilização às unidades de alojamento local.
Esta iniciativa visa uma maior clarificação da separação de resíduos junto dos hóspedes, considerando que a correta deposição de resíduos é fundamental para os desígnios municipais, sendo uma ação vocacionada principalmente para unidades instaladas na zona centro do município.
Nesta iniciativa, que contou com a presença da vereadora com o pelouro do Ambiente Nádia Coelho, e com elementos do Departamento de Ambiente e da equipa de Fiscalização Ambiental.
Esta ação assumiu um caracter pedagógico, onde, através da distribuição de flyers elucidativos, pretendeu clarificar algumas questões relacionadas com a deposição dos lixos produzidos por estas unidades de alojamento local.
Segundo explicou Nádia Coelho, o flyer entregue informa sobre a correta deposição dos resíduos e as cores respetivas dos contentores seletivos, uma vez que as cores da reciclagem não são universais. O flyer está também em bilingue (português e inglês), mas, com recurso a um qr code, os utilizadores poderão ter acesso a outras línguas (espanhol, alemão e francês). Há também a possibilidade de visualizar em mapa a localização dos ecopontos na cidade do Funchal.
Deste modo, e numa ação conjunta, os proprietários destas unidades, devem garantir as devidas condições para que os hóspedes depositem seletivamente os seus resíduos em contentores adequados para o efeito para que posteriormente, estes sejam removidos pelo Serviço de Remoção do Departamento de Ambiente, conforme procedimentos instituídos.
A adoção de medidas mais sustentáveis, como a devida separação seletiva para posterior reciclagem, a consciencialização da importância da redução de resíduos, a recolha e trasfega destes para um destino final adequado, reafirma o compromisso entre todos os intervenientes no processo para a adoção de práticas mais amigas do ambiente transformando a nossa cidade em lugar mais limpo.