Jorge Carvalho escolheu o concelho de Câmara de Lobos para marcar o arranque do ano letivo, em que cerca de 17.000 crianças e jovens residente das Região estão de regresso às aulas.
Depois de ter estado na cerimónia de entrega de prémios de mérito a 27 alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia esteve também na escola do Carmo, igualmente onde foi realçado o mérito escolar, no caso de 25 alunos, fazendo-se acompanhar por Leonel Silva, presidente em exercício da autarquia local, e Celso Bettencourt, presidente da Junta de Freguesia.
Para Jorge Carvalho, "o sucesso das nossas escolas, o sucesso desta escola, é, acima de tudo um sucesso do compromisso com os bons resultados de todos estes intervenientes. Estamos no início de mais um ano letivo e da parte da Secretaria Regional, da parte do Governo Regional, esse compromisso com as escolas, alunos, famílias, professores e toda a comunidade educativa, é de que, efetivamente, estamos neste momento em condições de iniciar este novo ano letivo com a normalidade e a tranquilidade que tem caraterizado as nossas escolas".
O governante não tem dúvidas de que as escolas da Região "foram dotadas de todos os recursos, sejam eles humanos, sejam eles materiais, para que este novo ano letivo possa ser também um ano de sucesso. E que no final, os nossos alunos possam atingir aquilo que são os objetivos que neste momento cada um deverá ter já traçado".
Aos alunos fica ainda uma mensagem de incentivo. "É verdade é que nem todos podem chegar ao primeiro lugar, possam chegar à medalha de ouro. Mas a verdade é que cada um, à sua medida, pode procurar o melhor resultado, a melhor performance", disse na manhã desta sexta-feira Jorge Carvalho.
A comitiva da secretaria regional e da Samsung vai estar ainda nesta manhã na Escola do Carmo, também no concelho de Câmara de Lobos, e depois ainda irá visitar o centro de coordenação do Projeto Manuais Digitais, que assegura a transição digital na Educação, situado na Escola Brazão de Castro (Galeão) em São Roque.
Na Região estão representantes da Samsung, nomeadamente Dave Das, Nuno Parreira, Jason Jihon Kim, Daniel Seok Hyun e Nuno Almeida, responsáveis pelos manuais digitais que são também distribuídos hoje, nos vários estabelecimentos de ensino, no que toca ao 5.º ano (tablet) e 10.º ano (Chromebook).
David Spranger