O porta voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Fernando Anastácio, em declarações produzidas à rádio JM FM, destacou, em jeito de balanço, a existência de 4 queixas e 2 pedidos de parecer relativamente às eleições legislativas regionais.
Acrescentou, aos microfones da rádio Jornal, que os pedidos já foram todos respondidos. “Já respondemos aos pareceres emitidos”, corroborou.
“No fundo, estamos perante seis situações, duas até são, pura e simplesmente, pedidos de parecer. Há 4 queixas, 1 de cidadãos, 2 do PTP e 1 da CDU, que versam, essencialmente, sobre matérias de tratamento jornalístico (...) sobre neutralidade e imparcialidade em entidades públicas”, afirmou o responsável.
No mais, denotou haver uma grande redução do número de queixas relativamente às últimas eleições. Em setembro de 2023, a CNE recebeu 80 queixas e 11 pedidos de parecer.
“Nestas eleições regionais, ao invés das eleições passadas, houve muito poucas questões, participações, queixas colocadas à Comissão Nacional de Eleições, o que, de alguma maneira, é positivo”, enfatizou, “esperando que isto tenha uma correlação direta com a redução de incidentes”.