A partir de hoje, os Paços do Concelho da Ribeira Brava abrem as portas para uma exposição itinerante que promete encantar os amantes da música e proporcionar um mergulho na rica história do jazz na Madeira. Sob o título ‘Jazz em Caminhos’, a exibição estará acessível ao público até ao dia 28 de junho.
Para além de destacar a importância histórica do jazz na Madeira, esta exposição visa aproximar o público deste género musical e despertar o interesse pela sua história e evolução na região. “A importância desta exposição é a divulgação da história cultural da música e do jazz em Portugal, que se cruza com a história da música na Madeira”, destaca João Borges, da Direção Regional da Cultura. Este trabalho de fácil leitura, revela curiosidades fascinantes sobre o jazz madeirense, desde os primeiros registos até à nova vaga de artistas contemporâneos.
“Um dos objetivos é aproximar as pessoas ao jazz, mas o principal é dar a conhecer o género e a história dele na região. Se a partir daqui as pessoas se interessarem, melhor ainda. Mas, nos últimos anos há uma nova geração de jovens consumidores de jazz e os concertos de jazz têm cada vez mais uma maior afluência”, refere, salientando que o género musical está com uma grande vitalidade no contexto regional.
Ricardo Nascimento, presidente da autarquia, sublinhou a mais-valia desta exposição nos Paços do concelho. “Para além de divulgar a cultura, é um chamariz, sobretudo para os turistas que gostam de ver exposições, pelo que é uma atividade que faz com que os visitantes passem mais tempo na Ribeira Brava”.
Esta mostra cultural enriquece a oferta turística da região. Com esta iniciativa, a Ribeira Brava reafirma-se como um polo cultural dinâmico e acolhedor, pronto para receber todos os interessados em explorar o rico património artístico da ilha.