A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (Garouta do Calhau) e a Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo assinaram um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento do projeto ‘Férias Divertidas’.
Tal como esclarece um comunicado de imprensa, a parceria permite à Garouta do Calhau utilizar as instalações do referido estabelecimento de ensino, incluindo a cozinha, como base central de apoio à realização das diferentes atividades de cariz social e de ocupação dos tempos livres destinadas às crianças mais desfavorecidas, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. As atividades decorrem nos meses de julho e agosto.
A Direção da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo tem sido, nos últimos anos, um parceiro importante no desenvolvimento do projeto ‘Férias Divertidas’, concedendo à Garouta do Calhau as condições necessárias para o sucesso social que todos reconhecem a esta iniciativa.
As ‘Férias Divertidas’ envolve todos os anos mais de duas centenas de crianças às quais são proporcionadas experiências únicas, atividades de lazer e tempos livres, mas também aprendizagens sobre questões relativas ao quotidiano, através de visitas guiadas.
A parceria com a Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, aliada ao apoio generoso de muitas outras entidades anónimas, tem permitido à Garouta do Calhau cumprir um dos propósitos fundamentais deste projeto, que é o de conceder às crianças que nele participam atividades de nível igual àquelas que são proporcionadas por outros campos de férias que não têm a mesma responsabilidade social da Garouta do Calhau.
Além da cedência de salas, cozinha e instalações sanitárias, a Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo disponibiliza ainda meios humanos, numa pareceria que permite à Escola e à Garouta do Calhau cumprirem com o seu papel de integração e inclusão social dos jovens.