O Imaculado Coração de Maria vai contar com um aumento do número de ecopontos, num trabalho articulado entre a Câmara Municipal do Funchal e a respetiva Junta, delineado em reunião realizada esta quinta-feira, na sede da freguesia.
O presidente, Pedro Araújo, reuniu-se com Sónia Henriques, do departamento de ambiente do município para analisar a rede de distribuição de recolha de lixo da freguesia e apreciar estratégias de melhoria para 2024.
Segundo informa uma nota enviada à redação, uma das decisões que resultou da referida reunião foi o aumento do número de ecopontos, pretendendo-se assim contribuir para a economia circular e para a melhoria do desempenho ambiental na freguesia.
“Com esta medida, a expectativa é de reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados, assim como as consequências nefastas do seu tratamento para o meio ambiente, incentivando por outro lado a uma separação consciente e responsável”, pode ler-se ainda.
Neste momento, o Imaculado Coração de Maria conta com um total de 20 ecopontos, 58 contentores de resíduos indiferenciados, 58 papeleiras e 2 pilões, distribuídos ao longo de toda a freguesia.
Paralelamente ao aumento do número de ecopontos, a Câmara Municipal do Funchal e a Junta de Freguesia vão reforçar as ações de sensibilização, quer através de campanhas porta-a-porta como de ilustrações nas redes sociais.
Recorde-se que a revisão das necessidades da freguesia ao nível de ecopontos e pontos de recolha lixo foi um dos compromissos assumidos pela equipa liderada por Pedro Araújo durante a campanha que precedeu a sua eleição, em Setembro de 2021.