Dos 136 jornais de 22 países que participaram no 25.º European Newspaper Award [Prémio Jornal Europeu], o JM foi um dos vencedores, ao ter conquistado distinções em quatro categorias distintas.
Capa e reportagem de Jornal Local
Desde logo, o Jornal viu uma das sua capas ser reconhecida na categoria de ‘Capa e reportagem de Jornal Local’. A capa em causa é a da edição impressa de 9 de agosto deste ano, cuja manchete destacava a importação de uma média de 20 automóveis por dia para a Madeira. Como tal, na primeira página, surge uma diversidade de automóveis, que aludem às mais de 600 viaturas desembarcadas na Região por mês, sendo este um grafismo que reflete o empenho do JM em entregar aos seus leitores primeiras páginas originais e ‘fora da caixa’.
Retrato
A merecer distinção por parte deste concurso esteve também um retrato de José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, na edição de dia 4 de março de 2023, captado pela fotojornalista Joana Sousa. Nesta primeira página, o JM dava conta da vontade do centrista em manter-se à frente desta instituição democrática, pelo que a fotografia partilhada mostra um ‘quadro’ do responsável, que tem como pano de fundo a bandeira do arquipélago madeirense.
Perspetiva
Por seu turno, A juntar-se a estes reconhecimentos esteve igualmente uma fotografia aérea publicada a 23 de setembro, premiada na categoria Perspetiva R que demonstra a aposta do JM em imagens distintivas e arrojadas, no sentido de dar aos seus leitores outros ângulos do mundo.
A imagem distinguida por este certame trata-se de uma ´paisagem’ captada através de um drone dos socalcos caracteristicamente madeirenses, serpenteados pelas estradas regionais e pontuados por algumas habitações, tendo sido publicada com o propósito de para dar cor ao tema dos recursos naturais e da sua preservação. Esta foi, aliás, uma escolha que evidencia a preocupação do seu JM em acompanhar os temas mais permanentes da atualidade, como é o caso das questões ambientais.
Tipografia/Layout
Por último, o seu Jornal sagrou-se também vencedor na categoria de Tipografia/Layout, a qual é da autoria da equipa de designers de Expresso, mas executada pelos desenhadores do Jornal Lucilina Martins, Selmo Vieira, Vítor Abreu e Luís Fernandes, num trabalho colaborativo com os jornalistas da casa, que procuram, assim, valorizar e tornar mais atrativa as dezenas páginas do seu Jornal.
De assinalar que este certame recebeu mais de 3.500 inscrições nas 20 categorias abrangidas por competição, que é o maior concurso jornalístico da Europa.
O júri deste prémio é composto por 12 membros de oito países, mais concretamente do Reino Unido, Portugal, Suíça, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Grécia e Alemanha, os quais reuniram-se em Düsseldorf ao longo de dois dias, para determinar os grandes vencedores desta edição, organizada pelo designer de jornais Norbert Küpper. A estes juntaram-se ainda remotamente outros dois elementos. Os jurados são diretores de arte, jornalistas e cientistas experientes.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar durante um congresso no Palácio de Schönbrunn, em Viena, na Áustria, nos dias 19 e 20 de junho de 2024.