MADEIRA Meteorologia

Joana Mendonça no MadIT24 alerta que inovar é saber ouvir e adaptar

Data de publicação
08 Novembro 2024
12:48

No MadIT24, evento dedicado à tecnologia e inovação, no Centro de Congressos da Madeira, Joana Mendonça cativou a audiência com a sua palestra subordinada ao tema ‘Viagem da Inspiração à Inovação’, onde partilhou os pilares do design thinking e sublinhou a importância da empatia no desenvolvimento de soluções eficazes e centradas no utilizador.

Durante a apresentação, a docente do Instituto Superior Técnico de Lisboa destacou os desafios contínuos da inovação, mencionando que “cerca de 9 em cada 10 novos produtos falham no mercado”. Para Joana Mendonça, “inovar não é apenas criar algo novo; é saber ouvir, observar e adaptar”, sendo fundamental considerar as reais necessidades dos utilizadores. Ilustrou esta ideia com casos de produtos que falharam no mercado por desconsiderarem o consumidor final, como uma caneta lançada especificamente para mulheres, “que provou ser um flop completo”, ou um telemóvel dobrável que encontrou resistência inicial. “Estes exemplos mostram o que pode acontecer quando ignoramos a experiência e a voz dos utilizadores”, disse.

Partilhou ainda casos práticos, incluindo o desenvolvimento de um hospital orientado para o bem-estar dos pacientes e o redesenho de um espaço comercial baseado nas rotinas dos seus utilizadores. “Não se trata apenas do que achamos que as pessoas precisam, mas do que elas realmente valorizam e desejam”, acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas