Devido à grande afluência, registada em dezembro passado, para a aquisição de passes sociais gratuitos para todos os jovens até aos 23 anos de idade que se encontrem a estudar em qualquer estabelecimento de ensino na RAM e para os residentes maiores de 65, as datas acabaram por ser prolongadas nas empresas Horários do Funchal e São Gonçalo/TiiM.
Isso mesmo informou hoje uma nota enviada à redação, que ressalvou, no entanto, que os utilizadores com 65 anos ou mais podem embarcar gratuitamente nos autocarros da HF e São Gonçalo/TiiM até 29 de fevereiro, bastando apresentar o cartão de cidadão ou bilhete de identidade.
A partir de 1 de março será necessário apresentar o passe com o título de transporte válido.
Já os cidadãos com 75 anos ou mais deverão dirigir-se ao posto de atendimento HF – Anadia, para emissão ou atualização. Já os postos do Pinga e da Marina, entre o dia 05 e 18 de janeiro, estão disponíveis apenas para atualização dos passes.
Por sua vez, entre o dia 22 de janeiro e 05 de fevereiro, será dada prioridade aos carregamentos de títulos de transporte mensais pagos.
“No entanto, os restantes utilizadores de transporte público que pretendam validar ou fazer pela primeira vez os passes gratuitos podem fazê-lo em qualquer altura do mês de fevereiro”, informa ainda.
A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas mais destaca que os utilizadores que forem fazer um passe pela primeira vez devem consultar os sites das operadoras, de modo a terem a documentação necessária para o adquirir.
“A partir do dia 01 de março, em qualquer um dos operadores de transporte público da RAM, todos os passageiros que queiram usufruir da gratuitidade deverão possuir o respetivo título de transporte válido, não sendo aceite outros tipos de documento”, advertiu.