O Serviço de Nutrição do SESARAM - Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira vai realizar durante este mês um estudo sobre os hábitos alimentares dos madeirenses, com o objetivo de traçar o perfil da população em relação ao seu estado nutricional.
Bruno Sousa, diretor do Serviço de Nutrição, explica à rádio 88.8 JM FM que os dados que existem sobre esta matéria “já são muito antigos” e “não representam a realidade atual”, justificando assim a necessidade desta iniciativa.
O estudo contará com uma amostra de cerca de 600 pessoas de toda a Região, que vão receber um SMS ou email com um pequeno questionado para responder em formato digital. “Este questionário diz respeito não só à alimentação, mas também às barreiras que muitas vezes encontram para ter uma alimentação adequada”, elucidou.
Além disso, serão feitas algumas questões sobre o exercício físico e o estado nutricional de cada inquirido, sendo que posteriormente deverão dirigir-se ao seu centro de saúde para efetuar a sua pesagem, com o intuito de o SESARAM avaliar a prevalência de obesidade, excesso de peso ou baixo peso na Região.
Os resultados definitivos deste estudo serão conhecidos no princípio de 2025.