José Manuel Rodrigues, José Prada, Cláudia Gomes e Clara Tiago vão para isolamento profilático, por via do caso positivo de Olga Fernandes.
A medida resulta do resultado positivo à covid-19 por parte de Olga Fernandes, que também é secretária da Mesa, agregando, então, os deputados que mais de perto lidaram com deputada do PS, nas sessões plenárias de terça-feira e quarta-feira, da semana que agora termina.
Olga Fernandes desempenhou essas funções nas passadas terça-feira e quarta-feira, dias em que também Cláudia Gomes e Clara Tiago o fizeram.
Quanto à presidência, justifica-se o duplo isolamento, porque na sessão plenária de terça-feira, foi dividida entre José Manuel Rodrigues e José Prada, durante um largo espaço de tempo, precisamente o período em que o presidente da ALRAM teve que se ausentar para ser vacinado contra a covid. No seu lugar ficou então o vice, José Prada, daí a razão de também entrar neste isolamento profilático.
Olga Fernandes é o primeiro caso positivo de covid-19 entre os 47 parlamentares madeirenses, tendo a comunicação sido feita na manhã deste sábado a José Manuel Rodrigues, através de Miguel Iglésias, o líder parlamentar do PS, com o presidente da Mesa de imediato a tomar as devidas medidas.
Olga Fernandes vai, naturalmente, ficar de quarentena, sendo plausível que para além dos parlamentares já citados, alguns funcionários possam também ser remetidos para isolamento profilático e, inclusive outros deputados que posssam ter lidado de mais perto com Olga Fernandes nesses dois dias.
Recorde-se que na quarta-feira, foi dia de estabelecer o salário mínimo regional, no 43.º plenário da atual sessão legislativa, em que também marcou presença a secretária regional Augusta Aguiar.
Em princípio os trabalhos irão prosseguir na normalidade na ALRAM, que tem sessões plenárias agendadas para terça-feira e quarta-feira da próxima semana.
David Spranger