A cerimónia de entrega de certificações do Projeto 'Escola EDUCAmedia' realiza-se esta quinta-feira, a partir as 11h00, no auditório da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, no Galeão, em São Roque, com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.
Referente ao ano letivo 2021/2022, serão atribuídos Certificados e Selos de Excelência a 17 escolas: EB1/PE da Tabua; EB1/PE/C do Caniçal; EBS Gonçalves Zarco; ES Jaime Moniz; Colégio do Marítimo; EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior; EB1/PE de Câmara de Lobos; EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro; EBS/PE da Calheta; EB1/PE do Rancho e Caldeira; EB1/PE da Lourencinha; EB1/PE Cruz de Carvalho; EB23 do Caniço; EB1/PE do Ribeiro de Alforra; EB1/PE da Lombada (Ponta do Sol); EBS de Santa Cruz; ES Francisco Franco e EB1/PE do Estreito da Calheta.
A tutela adianta que "as restantes escolas que desenvolveram trabalhos para certificação, apesar de não obterem a classificação máxima, serão também reconhecidas pelo excelente trabalho realizado".
As boas práticas nos projetos - alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual - são reconhecidas com a Certificação 'Escola EDUCAmedia'.
Esta certificação é atribuída a cada ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade.
"Qualquer temática educativa e problemática social pode ser trabalhada pelo EDUCAmedia numa escola. Desenvolver um plano de atividades no 'TICultura' ou analisar um filme emblemático em 'Aprender com o Cinema', participar em oficinas EDUCAmedia, entrar no mundo da sétima arte e audiovisual no 'Festival de Audiovisual e Cinema Escolar — FACE' ou aprender em cursos do 'Aprende Online', efetuar uma reportagem específica para a 'TV escola' ou produzir um programa de debate na 'Webradio', bem como editar um videograma de sensibilização em 'Cinedesafios', interligado com a temática anual do 'Madeira Curtas', são opções desafiantes", refere a tutela em comunicado.
Iolanda Chaves