No próximo dia 19 de dezembro, pelas 16h00, A Galeria Casa das Mudas do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, tutelada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, abrir as suas portas à exposição ‘Sincronicidade’, de Cristina Perneta.
Conforme informa uma nota enviada à redação, esta mostra integra pintura e desenho e marca o regresso da jovem artista de origem madeirense às exposições individuais.
“Em ‘Sincronicidade’, por intermédio da pintura e do desenho, Cristina Perneta, regista elementos de enquadramento da paisagem do arquipélago da Madeira, apresentando uma visão muito particular e pessoal da natureza que a rodeia e com a qual a artista procura interagir quotidianamente. Neste projeto, dando continuidade aos conteúdos exploratórios, teórico/técnicos, que tem vindo a trabalhar nos últimos anos, a autora propõe através da apresentação deste conjunto de obras, cuja principal marca se revela, pela força de uma visão aturada e detalhada de registo de elementos particulares do território natural do arquipélago”, informa uma nota enviada à redação.
“Tendo como ponto de partida o conceito de sincronia não casual da ação do ser humano sobre o meio, apresenta-nos uma leitura renovada sobre estes elementos, procurando dar a (re)ler ao público leituras gráficas e pictóricas que exploram elementos clássicos da representação da pintura de paisagem, aprofundando o seu caracter de observação e de experiência sensorial, apresentando-se como um reflexo da própria vida”, adita ainda.
A este propósito, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, realça a presença de mais uma exposição na Galeria Casa das Mudas do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, considerando que esta “constitui mais uma oportunidade de uma artista madeirense expor os seus trabalhos num espaço tão nobre, contribuindo, ao mesmo tempo, para engrandecer a oferta cultural fora do Funchal”.
Sobre Cristina Perneta, registe-se que é natural do Funchal (1979), vive e trabalha na Madeira. Formada em Artes Plásticas-Pintura pela Universidade da Madeira, possui também o Curso Bargue em desenho clássico do século XIX, ministrado pelo artista Nelson Ferreiras (MNAC).
Participa em exposições individuais e coletivas desde 1996, tendo realizado a sua última exposição individual em 2016. Em 2016 e 2021 foi uma das artistas finalistas em Landscape Category, no 15th International ARC Salon, Art Renewal Center, USA. Em 2007 teve obra representada em destaque no I Salão Nacional de Artes Plásticas Portugal, Lisboa.
Foi galardoada com vários prémios, de entre os quais se destaca, o 3.º Prémio, II aniversário da Loja do Cidadão, Funchal; uma Menção Honrosa, XVIII Salão de Primavera, Galeria de Arte do Casino Estoril, Estoril; o 2.º Prémio, Moda Cais, IBTAM, Funchal e o 1.º Prémio, II Criarte – Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Funchal. Está representada em diversas coleções institucionais e particulares em Portugal, Itália, Malta, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Rússia, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Indonésia, Suíça e Nova Zelândia.