Entre as 11 e as 13 horas desta segunda-feira, a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco vai parar’ para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala este domingo, dia 3 de dezembro.
Desta feita, amanhã, dia 4 de dezembro, este estabelecimento de ensino, que se assume como uma “Escola Inclusiva”, de “Todos e para Todos”, vai festejar este dia festa, sob a temática/lema “Cuidando da diferença, promovendo a autoestima e o autocuidado”.
“Arrisco dizer que na EBSGZarco o ‘Dia internacional da Pessoa com Deficiência’ poderia intitular-se ‘Dia da Diversidade, Dia da Inclusão, Dia do Respeito por si e pelo outro, Dia do Humanismo, porque é disso que se trata”, refere Ricardo Barcelos, presidente do Conselho Executivo do estabelecimento de ensino.
“Na verdade, não assinalamos o ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’ apenas. Amanhã, na EBSGZarco, celebramos a diferença, a diversidade e a riqueza que há por detrás da individualidade e da autenticidade de cada um. Amanhã, celebramos e promovemos a autoaceitação, o autocuidado e a autoestima, pois, na verdade, se não nos aceitarmos como somos, se não estivermos bem connosco, dificilmente poderemos aceitar o outro, cuidar do outro”, continuou aquele responsável.
Esta efeméride será assinalada na EBSGZarco com diversas atividades, nomeadamente cabeleireiro, estética, maquilhagem, pinturas faciais, danças inclusivas, cozinha, bricolage, atividades gastronómicas saudáveis, jogos diversos, música, dança, entre (muitas) outras atividades e haverá também comes e bebes para todos.
De referir que todos os bens e víveres que amanhã serão disponibilizados à comunidade educativa foram oferecidos por empresas externas à escola, que, sabendo qual o objetivo do pedido de apoio, de imediato se disponibilizaram a colaborar, excedendo as expectativas.
“As atividades que amanhã acontecem na escola são dinamizadas pelo Departamento de Educação Especial, com o apoio de diversas valências e projetos do estabelecimento de ensino, de pessoal docente e não docente. A comunidade alargada, nomeadamente, empresas do setor da restauração, hotelaria, estética, a PSP, os serviços de saúde, o grupo “Dançando com a Diferença”, artistas, entre outros, também estão presentes neste dia.