MADEIRA Meteorologia

Parlamento dos Açores reforça orçamento de 2024 em cerca de 915 mil euros

Data de publicação
05 Julho 2024
17:50

A Assembleia Legislativa dos Açores vai reforçar o orçamento para 2024 em cerca de 915 mil euros, sendo que mais de metade do valor será para fazer face aos aumentos salariais dos funcionários do parlamento e dos deputados.

“Que não se pense que está aqui a assembleia a aumentar os senhores deputados e os funcionários da assembleia”, advertiu Luís Garcia, presidente do parlamento açoriano, ouvido hoje na comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reunida em Ponta Delgada, lembrando que os aumentos “decorrem da lei”.

A audição de Luís Garcia na comissão ocorreu a propósito do 1.º orçamento suplementar apresentado pela mesa da assembleia para o ano de 2024.

Dos 915 mil euros, a maior fatia (520 mil euros) será utilizada para reforçar os vencimentos dos deputados (120 mil euros), dos funcionários (268 mil) e também dos encargos com os subsídios de refeição (27 mil euros) e com subsídios de férias e de Natal (100 mil).

“Não vale a pena fazer-se notícias sensacionalistas, por que isto decorre da lei. Tal como em toda a administração pública regional aconteceu, aqui [no parlamento], também acontece”, reforçou o presidente da assembleia.

Além dos aumentos salariais, o 1.º orçamento suplementar da Assembleia Legislativa dos Açores para 2024 reserva ainda 140 mil euros para as transferências para a Caixa geral de Aposentações (para pagar as pensões de antigos deputados) e ainda as contribuições para a Segurança Social, que aumentam em 80 mil euros.

Outra das alterações do orçamento do parlamento açoriano será na rubrica destinada à “conservação de bens”, que é reforçada em 95 mil euros, verba que, segundo explicou Luís Garcia, será aplicada na beneficiação da “Cedar’s House”, a casa do presidente da assembleia, situada na cidade da Horta, que está a necessitar de obras.

“Gosto de ver o nosso património conservado, acho que esta é uma obrigação da assembleia”, argumentou Luís Garcia, acrescentando que “não vale a pena estar a diminuir orçamentos só para ficar bem nas páginas dos jornais” e, ao mesmo tempo, deixar o património a degradar-se.

O orçamento do parlamento açoriano para 2024 sobe, por via destes reforços agora propostos (que serão discutidos e votados em plenário na próxima semana, na Horta), de 15,4 milhões de euros para 16,3 milhões de euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas