O acesso a serviços e bens de consumo, bem como a matéria primas, é muito mais facilitado através de uma excelente mobilidade, sendo esta é uma prioridade de governos e nações à escala global.
O crescimento do número de companhias aéreas a voar para a Madeira e do número de rotas irá aumentar o número o número de turistas induzindo assim o crescimento do sector e de outros negócios associados.
A Madeira tem demonstrado uma atratividade bastante elevada para os nómadas digitais e para as empresas tecnológicas. Isto apenas foi possível devido à existência de uma excelente rede de telecomunicações, fator determinante para a fixação destes profissionais e destas empresas na região. Com o grande crescimento da economia digital e dos negócios online, a existência de uma infraestrutura de comunicações moderna e eficiente é condição para o desenvolvimento empresarial, constituindo um instrumento central para a transição digital e verde, para além de contribuir para uma maior segurança, acessibilidade e sustentabilidade.
É também facilmente estabelecida uma relação direta entre o turismo e o investimento estrangeiro e a existência ou não de mobilidade aérea, através de voos diretos, entre os países de origem dos investidores e a Madeira. Através da consulta dos dados fornecidos pela Direção Regional de Estatística podemos verificar a correlação do turismo e do investimento com a existência de voos diretos. Assim, o aumento de rotas aéreas não é apenas importante para o turismo, mas também para incrementar outros negócios, entre os quais o imobiliário, sobretudo no segmento residencial premium.