E não é verdade que a maior parte do tempo, trocamos o nosso tempo por dinheiro? Se pensarmos bem, até é uma troca injusta. Uma troca à qual somos obrigados a nos submeter devido à forma como as nossas sociedades estão estruturadas. E atenção. Não me interpretem mal. Eu adoro trabalhar. Posso afirmar que sou uma daquelas pessoas que faz o que ama e a quem o trabalho dá imenso prazer. Ajudo outras pessoas a desenvolverem-se todos os dias ao mesmo tempo que me desenvolvo a mim. Muitas vezes nem sinto que estou a trabalhar! Infelizmente nem todos podemos afirmar que amamos o que fazemos profissionalmente, o que torna esta troca mais dolorosa e quase insana, de certa forma.
Então, faço-lhe a pergunta, que outros, como o Steve Jobs, fizeram antes de mim. Se hoje fosse o seu último dia de vida iria querer fazer o que vai fazer? Essa resposta diz muito sobre a forma como estamos a viver a nossa vida e a usar este recurso precioso e finito que se chama tempo.
Será que estamos a passar tempo suficiente ou pelo menos, com qualidade suficiente, com as pessoas que amamos? Será que estamos a equilibrar a nossa vida também com descanso e diversão? Será que estamos a realizar os nossos sonhos e desejos agora e não "um dia"? Ou será que estamos presos às rotinas e pressões quotidianas que não nos permitem ver o quadro maior até perdermos a noção do que realmente importa na vida? Eu sei que eu já me perdi diversas vezes nesta viagem, que às vezes parece aquelas corridas nas rodas dos ratos de laboratório. Se não estivermos conscientes, os nossos paradigmas limitadores e os nossos medos falam mais alto e mantêm-nos a viver uma vida segura mas não verdadeiramente completa.
Até que aconteça um evento forte na nossa vida que nos desperte para a finitude desta viagem. E para a importância de vivermos esta jornada que é a vida, exatamente como faríamos se soubéssemos que estaríamos a viver os nossos últimos dias neste plano. Então, se hoje fosse o teu último dia de vida, o que farias? Eu já escrevi a minha lista e tento tê-la bem presente todos os dias.