MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

28/09/2021 08:01

O projecto do PSD Madeira, não prevê qualquer revolução no espectro político e social, é o mesmo projecto que sempre governou a Madeira.

As pessoas não quiseram embarcar em aventuras, com uma equipa do PS (coligação confiança), inexperiente e sem créditos firmados.

Penso que a escolha das equipas foi um dos pontos determinantes da decisão dos eleitores.

Outro ponto, foi o facto do PS, à maneira do PSD, ter deixado muitas obras, para os últimos 2 meses, antes das eleições. Muita gente ficou incomodada pelo estado em que o Funchal ficou, parecia um estaleiro, e isso não dá votos. O PS deveria ter agido mais cedo e inaugurado mais cedo.

A falta de investimento em tempo útil, foi decisiva.

Outro factor, foi o PS, ter desembarcado numa espécie de défice democrático, em que não estava susceptível a qualquer crítica, parte da democracia é aceitar as críticas, exercer o contraditório, mas defender a liberdade de expressão.

Esta postura, contrária aos ventos de mudança prometidos, transformou o partido e a coligação, numa espécie de forte que teria de ser guardado a sete chaves.

Se estamos melhor, com o PSD, claro que não, mas a esquerda, não toda, terá de reflectir sobre a postura democrática e promessas feitas ao povo.

Prometeu-se a regeneração do tecido urbano do Funchal, e o que se assiste é uma cidade com prédios decadentes, sem pessoas, fora da hora laboral.

Apostou-se muito em propaganda e pouco em obras de fundo, que transformassem o Funchal.

Na área social, poderia ter sido feito muito mais, é certo que o Governo não ajuda.

Atribuíram subsídios, é verdade, mas nem sempre a burocracia permitia o seu funcionamento.

O último ano foi de uma política de caridade, de oferta de cabazes, e passeios no terreno com direito a cobertura da imprensa.

Mesmo assim, o que falhou? Parece que o que falhou, quer por obstrução da oposição, quer por falta de projecto, foi definitivamente, a falta de projecto para o Funchal, projecto este que aparece ao fim de oito anos, sempre a ser anunciado como novidade.

Certo que houve a loja do munícipe, bem como o balcão do investidor, mas a verdade, é que não solucionaram os problemas de agilização administrativa que já existem desde a altura do PSD, se bem que constituíram avanços.

Houve muito boa vontade, mas com os mesmos vícios políticos de sempre, com jobs for the boys, à maneira do PSD Madeira, os partidos agências de emprego, nunca vão desaparecer, faz parte do sistema, e nem falo dos cargos de confiança política.

Quanto ao Pedro Calado, não o conheço, só vejo o que passa na comunicação social, e o seu currículo profissional, tem uma imagem de sucesso.

Já Miguel Gouveia, conheço, e vejo-o como uma pessoa integra, com ideias e capacidade para exercer cargos de responsabilidade, tem um valor humano muito grande, espero que continue na política.

Mas um homem só, não resolve os problemas, é preciso toda uma estrutura de competência à volta, a remar para o mesmo lado.

Quanto ao Paulo Cafôfo, não entendo porque se demitiu, acho que devia ter ficado, uma vez que não é responsável pela derrota, embora a sua saída precoce da Câmara, contra o que tinha dito, pode ser o seu calcanhar de Aquiles, no entanto as pessoas têm o direito a ter ambição e seguir os seus sonhos e desígnios, e para tal, também Cafôfo estava legitimado para seguir o caminho em que acreditava.

Quanto a Albuquerque, está em altas, pela sua gestão da crise pandémica, e com certeza, isso também influenciou os resultados, se bem que vivemos numa ilha com menos de 2,5 % da população Nacional, o que torna a gestão mais fácil, com o contraponto do Turismo que é a maior dificuldade na gestão da crise. No cômputo geral o resultado é positivo.

Os Madeirenses, elegeram e é necessário respeitar a escolha democrática.

Penso que a Madeira é conservadora e de direita, ou talvez não, uma vez que todos os partidos prometem políticas sociais, captando assim quem mais precisa de apoios.

Do meu ponto de vista, o modelo social está esgotado, trabalhamos demasiadas horas para sobreviver e na realidade vivemos pouco, os ordenados e as reformas são baixas, o Português, um cidadão de segunda na União Europeia; a volta a dar a isto deveria ser acabar com a corrupção e pagar melhores salários aos trabalhadores, bem como rever o esquema fiscal Português, que é um incentivo à fuga de impostos, para quem consegue fugir. Importante seria também defender o tecido das pequenas e médias empresas, que são as que verdadeiramente criam emprego e pagam os impostos cá em Portugal, pelo menos é essa a noção que tenho.

Em súmula as pessoas não estão fartas da política, estão fartas é de políticos.

Haveria muito mais a dizer, designadamente sobre especulação imobiliária, os novos partidos e outros com menos expressão de votantes e mereciam mais, no entanto o artigo é limitado em caracteres, e por aqui me fico.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

20:17

Foi lançada esta segunda-feira, no canal oficial do Festival Eurovisão da Canção no YouTube, uma nova versão do tema ‘Deslocado’, dos NAPA, com arranjos...

21:10

Um pneu saltou de um viatura em pleno andamento na via rápida, junto ao túnel João Gomes.

A ocorrência obrigou ao reboque da viatura, operação que causou...

6:59

O trânsito caótico em dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha da Madeira faz manchete no JM, esta segunda-feira.

A reportagem, ilustrada na capa...

14:42

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, lançou esta segunda-feira...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...

12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

12:57

Um caminhante publicou, esta manhã, um vídeo nas redes sociais onde se mostra, acompanhado por outros pedestres, a atravessar um caminho sinuoso, no Curral...

• PUB
14:18

Pelo menos seis pessoas morreram na queda de um pequeno avião no estado de Nova Iorque, no sábado, divulgaram hoje os meios de comunicação social norte-americanos....

6:55

Bom dia!

Novos secretários iniciaram alguns contactos, mas apenas de teor informal. As principais nomeações carecem de ratificação da Quinta Vigia e persistem...

17:52

Um homem de nacionalidade alemã foi socorrido pelos bombeiros, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, registado na Vila da da...

Últimas

11:10

A Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje que a pavimentação da rua da Pena ficou concluída uma semana antes do previsto. Foi numa visita ao local que...

11:00

O porto do Funchal conta, esta terça-feira, com quatro embarcações em escala, dois navios de cruzeiro e dois iates.

No cais norte desde domingo, está o...

10:25

Será submetido para aprovação amanhã, em Reunião de Câmara, o projeto final do regulamento do Conselho Municipal de Juventude do Funchal, documento que...

10:08

Bom dia!

- No Mercado dos Lavradores, entre as 9h00 e as 18h00, saboreie as delícias de chocolate que as marcas apresentam na 10.ª edição do Mercado de...

10:02

O Governo da República estará representado na cerimónia de tomada de posse do novo Executivo madeirense.

O JM apurou que o ministro de Estado e dos Negócios...

9:39

Foram hoje publicados, em Diário da República, os decretos assinados pelo Representante da República para a Madeira de exoneração do presidente do governo...

9:28

A organização ambientalista internacional Greenpeace considerou hoje que “são alarmantes” os dados divulgados no relatório Estado do Clima Europeu 2024,...

• PUB
8:51

A prática semanal de 150 minutos de exercício físico moderado reflete-se num risco mais baixo de desenvolver cancro em adulto, indicou hoje um investigador...

8:25

O XVI Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, toma hoje posse perante a Assembleia Legislativa...

7:45

Bom dia!

Apesar da pouca preparação, o madeirense sagrou-se campeão nacional de skyrunning no passado domingo com as cores da Galomar. Ao JM, revela que...