Mas este desígnio de reforço e de eficiência não se consegue só à custa de novos sistemas, há que cuidar dos sistemas existentes. Para tal foram previstas intervenções, tanto no Lanço Norte do Canal do Norte, como na Levada das Rabaças, respectivamente orçamentadas em 7 e 3 milhões de euros. Tendo em conta os anos de serviço destas obras, realizadas pela antiga Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, urge recuperar estes canais e os túneis existentes, com vista à melhoria da sua eficiência operacional, nomeadamente através redução de perdas de água, da fiabilidade e segurança das infraestruturas.
O sistema adutor Machico-Funchal integra um conjunto de infraestruturas de captação, tratamento e transporte de água que, no seu conjunto, garantem o abastecimento dos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Machico. A principal origem deste sistema adutor é o Sistema dos Tornos, este sistema é complementado com um conjunto de furos de captação na costa Sul, mas que se encontram severamente pressionados pelas condições de abastecimento. Com as obras de reforço de adução ao Canal do Norte e o consequente aumento de disponibilidades, é possível reforçar a interligação dos sistemas, e criar uma importante redundância hídrica. É este o objectivo da "Optimização do Sistema Adutor Machico-Funchal- EE Santa Quitéria", investimento de 3 milhões de euros para a execução de uma estação elevatória, que através da ETA de Santa Quitéria, vai proceder ao reforço dos caudais ao Sistema adutor Machico-Funchal, aliviando assim a pressão nos furos de captação.
Ao nível do Sistema dos Tornos, estão previstos também dois importantes investimentos. O primeiro, "Reforço da adução ao lanço sul do Canal dos Tornos - Construção da lagoa das Águas Mansas/Ribeiro Serrão" vai permitir o armazenamento de cerca de 500.000 m3 de água e com um custo previsto de 15 milhões de euros. Para aumentar os caudais aduzidos ao sistema dos Tornos, estão já em execução um conjunto de obras para permitir a captação das águas excedentes da Ribeira/Córrego da Lapa do Arvoredo e da Levada da Achada Grande, obras adjudicadas por 3 milhões de euros materializando o projecto: "Reforço de adução ao Canal dos Tornos - EE Lombo do Urzal".
Face à insuficiência de caudais verificada nas nascentes das zonas altas de Campanário, Sítio das Fontes, Lajes, em época estival, constatou-se que as necessidades da rede associada ao Reservatório da Trompica, excedem as disponibilidades da mesma. Para resolver este problema foi já lançada a empreitada "Reforço da Adução do Reservatório da Trompica" no valor de 4 milhões de euros e que até o final do ano estará no terreno. Apesar de não contribuir para nenhum dos sistemas adutores principais, esta obra reveste-se de grande importância, pois vai melhorar significativamente as condições de vida da população local.
No âmbito deste plano, o Porto Santo também não foi esquecido, tendo sido delineados dois grandes projectos e com relevância significativa ao nível da eficiência e da resiliência do respectivo sistema de abastecimento. O primeiro, no valor de 13 milhões de euros, "Intervenções nas redes de abastecimento de água do Porto Santo com vista à redução de perdas", visa a recuperação de grande parte da rede de abastecimento, bem como a optimização de alguns circuitos hidráulicos de adução. Uma das grandes empreitadas foi já consignada e os trabalhos começarão muito brevemente. O segundo projecto, de carácter iminentemente preventivo e a pensar no futuro, conta com a "Construção da galeria de captação de água salgada no Porto Santo - Galeria n.º 5". Serão investidos 2 milhões de euros nesta intervenção, que vai assegurar de forma estável e segura a quantidade de água necessária à Central Dessalinizadora e ao desenvolvimento da ilha.
É com certeza um plano ambicioso, mas é também um plano a pensar no futuro e na resiliência da hídrica da RAM, com orientações e objectivos muito pragmáticos. O Governo Regional e a população da Madeira e do Porto Santo sabem que podem contar com o total empenho da ARM para a cabal execução destes projectos. As mangas já estão arregaçadas e 2025 é já amanhã…