Em declaração do JM, Victor Prior, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apontou que os níveis de precipitação registados nas últimas 24 horas foram superiores aos verificados no 20 de Fevereiro de 2010.
Segundo o mesmo, no Observatório Meteorológico do Funchal, entre as 9 da manhã de ontem e as 9 horas de hoje, os níveis de pluviosidade situaram-se nos 290 milímetros (mm). Já os restantes maiores valores a destacar verificaram-se na Ponta do Pargo, onde foram registados 250 mm, na Cancela (no serviço regional de Proteção Civil), com 240 mm, e em São Vicente (183 mm).
Victor Prior aponta, assim, que na costa norte choveu mais de manhã, enquanto que na costa sul a precipitação mais intensa caiu sobretudo ao fim do dia.
Já em termos de valores horários, os maiores valores registados foram também no Observatório (61 mm), no Lido (54 mm) e na Cancela (50 mm).
Conforme esclareceu o responsável, estes valores de precipitação verificados no Funchal em 24 horas foram dos mais elevados já registados. "Ainda não foi feita a análise completa, mas terá sido dos maiores. 289 milímetros corresponde a 50% daquilo que é o valor normal para o ano todo. Foi maior do que no dia 20 de fevereiro. A grande diferença é que os valores altos foram registados nas regiões costeiras, como no Funchal, enquanto que no Areeiro foram 107 milímetros. Portanto, muito mais baixo, o que faz a diferença toda", explicou.
Recorde-se que a Madeira esteve sob vários alertas devido à chuva forte e ao vento, acompanhados ainda de trovoada ao longo do dia de ontem e desta madrugada.