No âmbito do Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, que se assinala a 12 de dezembro, a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi - ACSSRL, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL, organiza a 3.ª edição da Conferência Internacional de Saúde e Inclusão, que irá decorrer no auditório do ISAL, entre os dias 12 e 13 do presente mês.
A edição deste ano é dedicada ao tema ‘Saúde e Envolvimento Comunitário: Promoção da Participação Ativa’.
A iniciativa conta com a participação de cerca de duas dezenas de palestrantes, investigadores, docentes e profissionais de saúde ou de setores da economia social, oriundos de cinco países, a saber, Brasil, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal.
Destacam-se as intervenções de Fabrizio Bon Vecchio, advogado, docente do ensino superior e presidente do Instituto Ibero-Americano de Compliance (Brasil) e Karine Dias Eslar, advogada, docente do ensino superior e presidente da Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados (Brasil), que irão abordar a temática de ‘Compliance na Saúde’.
Daniele Trevisan (Itália) apresentará o projeto europeu INCLUDME, cofinanciado pelo Erasmus+, abordando o apoio às comunidades para a promoção da inclusão, nomeadamente através das ferramentas digitais e do desenvolvimento de metodologias de aprendizagem inovadoras. Refira-se que a Associação Raquel Lombardi é parceira regional deste projeto. Também a palestrante Ewa Litwinczuk (Polónia) irá apresentar o projeto ‘Austis Music’, sobre a musicoterapia para autistas.