Vinte e três docentes da Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Manuel da Silva Leça (antiga Ladeira e Lamaceiros), na Calheta, participaram em 23 mobilidades em 18 meses, no âmbito do projeto KA122 ‘Educar na Multiculturalidade! Os desafios da inclusão’, iniciado a 1 de outubro de 2023 e terminado a 31 de março deste ano, ao abrigo do programa Erasmus +.
Num comunicado enviado ao JM, o estabelecimento de ensino elucida que este projeto “pretendeu dotar docentes e não docentes de ferramentas atuais para a sua prática profissional, assim como dar a conhecer diferentes sistemas de ensino, especificamente no que concerne às metodologias e dinâmicas relacionadas com a aprendizagem no exterior, sustentabilidade, diversidade e inclusão, trabalho colaborativo e a dinamização de ateliês”.
Refira-se que, desde 2019, a instituição tem vindo a reforçar a sua presença na Europa, ampliando a sua rede de contactos, favorecendo a dimensão europeia e potencializando a aquisição de novas competências ao pessoal docente e não docente.
“Os resultados têm sido muito positivos, uma vez que os participantes melhoraram, substancialmente, as suas competências e fortaleceram as suas aptidões para trabalhar em equipa”, realça a escola.
Mais indica que já está a implementar algumas das metodologias adquiridas aquando das mobilidades. “Todos, sem exceção, referiram que a experiência Erasmus + foi muito gratificante e enriquecedora. As temáticas do projeto foram alcançadas com sucesso”, sustenta.
Uma das apostas da escola é a aprendizagem ao ar livre, sendo que os alunos “estão a usufruir de mais tempo no exterior, com aulas fora da sala de aula nas mais diversas áreas”.
Já no que concerne ao âmbito ambiental, a escola tem vindo a desenvolver várias ações, “especificamente a reutilização de bolas de Padel nos pés das cadeiras para insonorizar as salas da creche e pré-escolar, reutilização de diversos materiais e dinamização de projetos como ‘Retalhos de Amor’, que pretende confecionar mantas térmicas com pacotes de batatas fritas vazios que, posteriormente, serão entregues aos Bombeiros Voluntários da Calheta e aos mais necessitados”.
Além disso, com vista a dar melhor resposta ao desafio da multiculturalidade, diversidade e inclusão, a escola está a implementar estratégias que facilitam a abordagem linguística, cultural e cognitiva na escola, através de metodologias ativas com vista o envolvimento de todos os alunos e suas famílias.