As Mulheres Socialistas da Madeira visitaram alguns projetos liderados por mulheres, no concelho da Calheta, destacando o seu empreendedorismo e dedicação, que devem ser tomados como exemplo e replicados.
A ‘Quinta do Conde Torre Bela’, gerida pela arquiteta Catarina Teixeira, foi um dos espaços visitados pelo grupo. Um local onde é executado um trabalho na área do turismo rural e da produção agrícola, combinando a tradição com práticas inovadoras, criando um ambiente de desenvolvimento sustentável.
A deslocação ao concelho da Calheta ficou igualmente marcada pela visita ao projeto ‘Azul Desejo Cerâmica’, uma oportunidade para a dinamizadora Paula Gomes dar a conhecer a criação de peças artesanais que refletem a cultura e identidade madeirenses.
“Estas mulheres são o exemplo de que, com muita dedicação e perseverança, é possível transformar os sonhos em realidade e concretizar o desejo de independência”, salientou Cátia Vieira Pestana, presidente das MSM.
De acordo com a dirigente da estrutura socialista, este encontro foi muito significativo, no sentido de promover entre estas mulheres a importância de uma rede de mulheres empreendedoras. “Acredito que aqui se lançaram as sementes, quem sabe, parcerias futuras entre estas duas empresas”, disse, salientando que esta iniciativa, que reuniu mulheres da política e do empreendedorismo, “reflete a crescente valorização e reconhecimento de que as mulheres podem mudar a economia local com inovação e criatividade”.