‘Rlc. Buzica de Santa Cruz’, assim foi registada uma orquídea híbrida em honra de Santa Cruz.
Esta iniciativa dá sequência a um projeto iniciado há já alguns anos, por Pedro Spínola, que permite agora ao concelho de Santa Cruz ver o seu nome eternizado numa orquídea.
Segundo explica o criador e registrante, asta “Catalaia, como a maior parte dos madeirenses e porto-santenses a conhecerão, foi criada há 7 anos atrás, estando agora a produzir a sua primeira flor”.
Pedro Spínola explica que, por isso, só agora foi possível efetuar o seu registo, atestando o seu cruzamento inédito, ficando oficial e internacionalmente reconhecida.
“Trata-se de uma flor de grandes dimensões, com cerca de 17cm de diâmetro, um porte compacto e um perfume extraordinário, parte das razões que brincam e escolheram, precisamente, o regionalismo ‘buzica’ (criança pequena, novinha), contrastando com a sua flor que é nada ‘buzica’. Esta homenagem à criança e à mulher de Santa Cruz eterniza, no que mais distingue a Madeira, as suas flores, o concelho, as suas flores, mais concretamente as suas orquídeas, e as suas gentes”, destaca.