A candidatura do PSD à autarquia de Câmara de Lobos reuniu esta manhã, com a direção da associação CoopescaMadeira. Pedro Coelho, cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal, reiterou, conforme consta do manifesto eleitoral, o compromisso de "intensificar as negociações com as instâncias regionais, nacionais e europeias para reforçar o apoio aos pescadores, nomeadamente para a construção e modernização de embarcações e revisão das restrições à captura do peixe-gata (xara)."
Ouvidas as preocupações, o candidato à autarquia de Câmara de Lobos, reiterou o compromisso de prosseguir as negociações com a Secretaria Regional do Mar e Pescas, o Ministério do Mar e ainda com a Comissão Europeia tendo em vista a urgente revisão dos regulamentos comunitários, por forma a permitir a construção de novas embarcações.
"A atual proibição de construção de novas embarcações está a colocar o sector em risco. Existem armadores que querem renovar as suas frotas, mas tal não lhes é permitido," referiu o candidato. Pedro Coelho partilha das preocupações da CoopescaMadeira e refere que efetivamente "não é compreensível que, quando todos os setores de atividades estão a modernizar os seus fatores de produção, no caso das pescas tal não é autorizado, como é o caso da obrigatoriedade imposta de redução de potência dos motores das embarcações", disse na ocasião.