O PS apresentou na Assembleia Legislativa madeirense, esta quarta-feira, um projeto de Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime jurídico do Inventário Florestal da Região Autónoma da Madeira. Victor Freitas afirmou que o Governo Regional avançou com o concurso para um novo Inventário Florestal poucos dias depois de ter dado entrada no parlamento o diploma socialista, mas frisou que o partido mantém, mesmo assim, a proposta.
Na apresentação do diploma, o deputado socialista argumentou que “a existência de um lnventário Florestal da Região Autónoma da Madeira (IFRAM) atualizado e abrangente que englobe os diversos aspetos que caracterizam os recursos florestais regionais, constitui uma base essencial de conhecimento e avaliação do património natural da Região, mas também o ponto de partida para a definição de políticas e medidas que garantam a manutenção e desenvolvimento sustentável da floresta madeirense”.
“Nos inventários florestais são fornecidos dados fundamentais sobre o estado da floresta, desagregados por ilha, que cobrem quatro áreas temáticas: Uso/ocupação de solo; estrutura da floresta; produção florestal e condição florestal. São ainda fornecidos dados cartográficos constituídos por cartas de distribuição espacial dos usos do solo, da floresta Laurissilva e das principais espécies da floresta cultivada.”