MADEIRA Meteorologia

Reativação das torres de vigilância da Cancela não é uma prioridade global

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
02 Dezembro 2024
17:33

A reativação das torres de vigilância do Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF), cuja inatividade foi noticiada pelo JM em setembro passado, não constitui uma prioridade global para o sistema global de segurança do complexo presidiário da Cancela, segundo explicou hoje o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Orlando Carvalho.

“As questões de segurança são sempre tratadas globalmente. Nós não fazemos das torres uma prioridade, como não fazemos do CCTV uma prioridade única. A segurança é uma questão global e será sempre enquadrada no sistema de segurança do próprio estabelecimento, e aí definir-se-á se há necessidade de torres, de quantas e de que forma e em que períodos estarão ocupadas”, justificou o responsável aos jornalistas, durante uma visita ao EPF em que acompanhou a Ministra da Justiça, Rita Júdice.

Questionado se a inativação das torres não coloca em risco o plano de segurança global do EPF, Orlando Carvalho observou que “a questão é sempre relativa uma vez que tudo é definido em função dos recursos humanos e dos outros recursos existentes”.

“Obviamente que tudo a 100%, quanto mais segurança, menos questões haveria, mas nem sempre é possível gerir tudo a 100%”, disse, sublinhando que é sempre uma questão de “gerir em função dos recursos”.

Sobre o estado dos recursos humanos, o DGRSP referiu que penso a falta destes “tem que ser vista no mesmo plano dos recursos de segurança, pelo obviamente depende daquilo e da prioridade que temos em cada momento e daquilo que nos propomos fazer”.

“Haverá sempre falta de recursos humanos para um ideal de atividade, portanto quando não é possível gerir um ideal de atividade, tem que se gerir em função dos recursos humanos existentes”, disse.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas