A Associação Núcleo de Arte e Urbanismo – aNÙ anuncia a estreia das Conversas aNÙ, um novo ciclo de tertúlias que visa estimular debates abertos e inclusivos sobre questões fundamentais para a nossa sociedade.
A primeira edição deste projeto, intitulada “Pensar a Saúde Mental na Atualidade”, terá lugar na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro de 2024, às 18h00, no Museu de História Natural do Funchal, localizado na Rua da Mouraria, n.º 31.
Durante a tertúlia, serão exploradas “questões essenciais” para compreender os desafios da saúde mental no mundo contemporâneo, como:
· O paradoxo da solidão: por que nunca estivemos tão acompanhados e, ao mesmo tempo, tão sós?
· A velocidade do tempo: será o ritmo atual percebido ou real?
· O desafio da sanidade: como nos mantermos equilibrados na era do imediatismo e da funcionalidade?
· As exigências sociais: qual o seu impacto na saúde mental?
Para enriquecer o debate, esta sessão contará com as contribuições de dois especialistas que irão partilhar as suas visões sobre o tema:
· Isabel Fragoeiro – Doutorada em Saúde Mental e docente na Universidade da Madeira, com ampla experiência académica e prática no campo da saúde mental.
· Daniel Neto – psiquiatra com doutoramento em Saúde Mental, trazendo uma visão clínica e especializada sobre os desafios contemporâneos.
A sessão terá início com um momento poético, que servirá de inspiração para as reflexões que se seguirão.
Em seguida, os participantes terão a oportunidade de interagir com os convidados, partilhando perspetivas, opiniões e questões.
O evento é aberto ao público, de entrada livre e gratuita, e destina-se a todos os que queiram compreender, refletir e partilhar opiniões sobre a saúde mental na atualidade.
“As Conversas aNÙ são uma plataforma de diálogo e partilh”a, onde é procurado “construir, em conjunto, um espaço de pensamento crítico e empatia.
Esta edição inaugural pretende lançar as sementes sobre a reflexão da importância e dinâmica da Saúde Mental na atualidade.