A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, organiza o BioBlitz que irá decorrer no Maciço Montanhoso Oriental, no Parque Ecológico do Funchal, dia 28 de setembro.
Neste evento, biólogos e equipa SPEA ajudarão na identificação das mais variadas espécies de uma pequena área do Maciço Montanhoso Oriental, dominado pela vegetação do urzal de altitude.
“Este é o terceiro BioBlitz que decorre na Madeira e todos são bem-vindos, desde famílias, estudantes, professores, entusiastas, a meros curiosos. É uma atividade que promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade, através de metodologias exploratórias e científicas, aproveitando, simultaneamente, para mapear a biodiversidade nesta área protegida da Rede Natura 2000”, refere Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira. Com início às 18h e término às 21h30, esta é uma atividade gratuita, mas limitada a 50 participantes.
Nas duas edições anteriores, cerca de 80 participantes partiram à descoberta da biodiversidade das áreas protegidas da Laurissilva e Ponta de São Lourenço. Cerca de 100 espécies foram mapeadas; desde as aves endémicas (bis-bis e tentilhão-da-madeira) às espécies migratórias como a garça-branca-pequena e o falcão-peregrino. Plantas, artrópodes e moluscos foram também identificados, com o apoio dos especialistas. “Além de aprender sobre os animais e plantas avistados, os participantes puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre os ecossistemas noturnos e de que forma a luz excessiva constitui uma ameaça a estes grupos”, explica a organização.
Para participar neste terceiro Bioblitz, basta inscrever-se em www.naturaatnight.spea.pt, e vir munido de roupa confortável, lanterna e muita curiosidade. As espécies encontradas serão fotografadas e inseridas na aplicação iNaturalist, obtendo assim uma listagem dos seres que ocorrem naquela área natural.
“O combate à poluição luminosa tem vindo a ser um dos focos de atuação da SPEA na Madeira, nas últimas décadas. Esta atividade realiza-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA e no qual uma aliança de 13 parceiros pretende uma abordagem muito direta à origem do problema, procurando implementar iluminação pública mais eficiente, melhor direcionada e mais amiga do ambiente. No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal do Funchal, juntamente com os municípios de Santa Cruz, Machico, Santana e Câmara de Lobos, está a realizar alterações na sua iluminação pública, de forma a salvaguardar a saúde dos ecossistemas noturnos”, refere a SPEA.
O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a ALARED, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.