No próximo domingo, no Curral das Freiras, o brigalhó ganha o destaque merecido na XXI Mostra do Brigalhó, tornando-se a estrela de um roteiro gastronómico, que possibilita a população exibir toda a sua criatividade culinária em relação a este versátil tubérculo.
Com uma variedade de pratos e preparações, os participantes poderão explorar as diferentes formas de saborear e apreciar o brigalhó, revelando assim a riqueza e diversidade da culinária local.
Os membros dos órgãos sociais da Casa do Povo do Curral das Freiras, vão premiar todos os participantes, além de reconhecerem o melhor cenário de cozedura e a melhor inovação gastronômica.
O brigalhó é um tubérculo que cresce naturalmente na freguesia do Curral das Freiras, especialmente em áreas húmidas, assemelha-se a um inhame pequeno, embora sejam espécies diferentes.
Normalmente é colhido entre abril e maio, devendo ser cozinhado entre 14 a 16 horas, em uma panela com vides e azedas, regado com água e polvilhado com sal.
É usado como acompanhamento de atum ou bacalhau, na preparação de bolos e pode ser frito com alho e salsa.
“Esta deliciosa iguaria está de volta à mesa no próximo domingo, no coração da ilha”, informa a Casa do Povo do Curral das Freiras