É um novo recorde para a Madeira. O Porto do Funchal atingiu, esta segunda-feira, os 700 mil passageiros de cruzeiro. Uma marca que ultrapassa largamente o anterior máximo, os 624 mil passageiros contabilizados no ano passado, e que foi registada com um passageiro do AIDACOSMA, que chegou esta manhã ao Funchal proveniente de Gran Canaria.
“Um registo importante e significativo para a Madeira, que traduz o interesse crescente da indústria dos cruzeiros pela Região”, destaca a APRAM- Portos da Madeira.
O momento foi assinalado pelo diretor de Operações Portuárias e Segurança da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paulo Falé, e pela diretora Comercial, Patrícia Bairrada, através da entrega de uma placa comemorativa e um cabaz de produtos regionais.
O passageiro 700 mil é natural da Alemanha e chegou à Madeira numa viagem com a família. Três gerações – avós, pais e filhos –, que vistam a Região pela segunda vez, e que foram surpreendidos pelo registo histórico.
Em 2023, a Madeira recebeu 279 escalas de navios e fechou o ano com o melhor registo de sempre de passageiros desembarcados, 624 400 e 241 995 tripulantes.
Já este ano, o Porto do Funchal recebeu o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, atribuído pelos World Cruise Awards. Nos dois anos anteriores, 2022 e 2023, a Madeira já tinha sido reconhecido pelos chamados ‘Óscares dos Cruzeiros’ com galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.