Segundo a APRAM, a época baixa de 2024 do Porto do Funchal, que termina no final deste mês de agosto, cresceu em todas as variantes, com um aumento percentual de 67% no número de escalas e 44% no movimento de passageiros.
Para a presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, “os três meses de menor movimento no Porto do Funchal, junho, julho e agosto, apresentam este ano, um saldo muito positivo, com um total de 15 escalas (+6 que no período homologo do ano passado) e 34 967 passageiros (+10 700 passageiros).”
Estes números incluem a previsão das escalas de mais dois navios que são esperados ainda neste mês, Sea Cloud Spirit que chega a 26 e o Seven Seas Grandeur que é aguardado a 29.
Paula Cabaço salienta que nestes meses, “as companhias centram-se mais no Mediterrâneo e norte da Europa, mas a rota das ilhas atlânticas!.
Entre janeiro e julho deste ano, o Porto do Funchal recebeu 346 030 passageiros de cruzeiro, um acréscimo de mais de 3%, em comparação com o mesmo período de 2023.
Por outro lado, mantem-se a tendência na descida do número de escalas que neste período, foi de 138, a que corresponde uma redução de quase 10%.
Nos meses analisados, janeiro foi o que registou maior movimento de passageiros, 91 478 turistas, seguindo-se o mês de abril, com 82 213.
Relativamente à ilha do Porto Santo, nos primeiros sete meses deste ano, houve quatro escalas, uma em abril e as restantes, em maio, mais uma escala do que no período homologo do ano anterior.
Também o movimento de passageiros cresceu, passando de 605 passageiros de janeiro a julho de 2023 para 2068 nos mesmos meses deste ano.