A ida ao Funchal, na véspera de Natal, para comprar fruta, legumes e demais verduras para o dia de Festa, é algo que os madeirenses prezam há muitos anos, mesmo antes da construção do Mercado dos Lavradores (inaugurado em 1940). Em finais do século XIX, por exemplo, era no Largo de São Sebastião (atual Largo do Chafariz), que vendedores e clientes se encontravam.
Para que os nossos leitores tenham uma ideia de como era no passado a azáfama do mercado por estes dias, com a colaboração do Museu da Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s, publicamos aqui algumas fotografias desses tempos. Duas dessas imagens reportam-se à inaguração do icónico Mercado dos Lavradores, pelo presidente da Câmara de então, o Dr. Fernão de Ornelas.
A tradição intensificou-se com os anos, ao ponto de se ter transformado numa grande festa, replicada noutros concelhos e promovida como atração turística. Este sábado, madeirenses e turistas cumprirão a tradição, na capital da Madeira, até à madrugada da véspera de Natal.