MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Saques e ataques afetam lojas de imigrantes estrangeiros

Uma erupção caótica irrompeu em Sharpville, que dista 72 kms de Joanesburgo, e em Bronkhorat Spruit, 64 kms, onde os moradores saíram às ruas a protestar por motivo das lojas ‘Spaza’ estarem nas mãos de nacionais estrangeiros.

Estas duas localidades observaram uma explosão de violência após um forte e trágico tiroteio que alvejou, fatalmente, na noite anterior, o proprietário de uma doçaria.

Numa demonstração de fúria e desespero, moradores da vizinha localidade de Boipatong reuniram-se exortando ao retorno da economia local, o que ocorre após uma série de incidentes de inaceitável violência contra lojas de venda artigos desportivos de que são proprietários nacionais estrangeiros.

De acordo com o porta-voz da polícia, Coronel Dimakatso Nevhuhulwi, as tensões ampliaram-se desde terça-feira quando membros da comunidade de Sharpville começaram a saquear lojas de imigrantes estrangeiros.

Esta onda de violência culminou com uma catástrofe quando um empresário local foi baleado repetidas vezes e um seu amigo sofreu ferimentos graves.

Membros da comunidade levaram a cabo saque, dilapidando as lojas ‘Spaza’, vitimando mais um proprietário de nacionalidade estrangeira, enquanto um empregado sofreu ferimentos graves causados por um projétil de arma de fogo.

De salientar que os ataques e saques a lojas ‘Spaza’ no Soweto aumentaram devido à venda de produtos alimentares com data expirada, que nalguns casos causaram a morte a consumidores em idade escolar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a redução do horário de animação noturna no Funchal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas