Uma imagem partilhada esta sexta-feira nas redes sociais mostra um homem a escalar uma árvore centenária no Fanal, enquanto uma mulher fotografa o momento. A publicação teve dezenas de reações e partilhas, e surge acompanhada de um apelo para o respeito pelo património natural da região.
No texto, redigido em francês, o autor da publicação faz um alerta aos turistas que visitam a ilha, destacando a importância de adotarem uma conduta responsável em áreas naturais como o Fanal, que faz parte da floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial da UNESCO. O apelo sublinha que, embora compreenda o desejo de tirar uma fotografia impressionante para as redes sociais, é fundamental preservar o valor inestimável daquelas árvores.
“Se está de visita à Madeira ou planeia vir em breve, por favor, seja um turista respeitador”, lê-se na publicação, que acrescenta: “Entendo a vontade irreprimível de ter a foto perfeita para o Instagram, mas evitem escalar os loureiros, para não os danificar.”