Tudo o que nos chega pelos meios de comunicação social apela a uma beleza exterior que roça a perfeição, num corpo imaculado, sem gorduras, sem estrias, sem celulite entre tantas outras condições para quem quer apresentar uma silhueta esbelta. Surgem cada vez mais produtos "milagrosos", quer sejam suplementos alimentares, cremes, dietas que prometem o inimaginável. E aqueles que não se sentem bem no seu corpo de tudo fazem para conseguirem o que é esperado pela sociedade, colocando muitas vezes a própria saúde em risco...
Há aquelas pessoas que foram presenteadas com uma genética fantástica e que com algum cuidado conseguem o tal corpo de fazer inveja, outras há que não tiveram a mesma "sorte", por muito que façam fica sempre alguma coisa...e a autoestima cai significativamente, ao ponto de existirem sentimentos tão negativos que impedem a pessoa de usufruir a própria existência.
Mas o que é a beleza? Ser mais alta(o) ou mais baixa(o)? Loira(o) ou morena(o)? Ter olhos azuis, verdes, castanhos? Ter as medidas certas e caber na roupa de manequins que roçam a anorexia? É a inexistência de celulite ou de uma gordura?...
Na minha opinião, a beleza é um estado, um estado de alma, uma forma de estar na vida! A isso se chama autoestima! Não é necessário seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade para se ser bela(o), mas é preciso sentir-se bela(o)! O conceito que cada um tem de si, e a forma como se posiciona no mundo, determina uma mais elevada ou mais baixa autoestima.
Saber estar, saber ser, saber fazer, sentir-se bem consigo própria(o) ajuda na definição dos próprios padrões de beleza. Quando uma pessoa se sente bela, de bem consigo própria, de bem com a vida, segura de si, de quem é, do que quer e que caminho seguir, essa pessoa é aquilo que eu chamo de "poderosa"! Tem o poder sobre aquilo que é e o que quer ser, não se sente inferior nem menos bonita, simplesmente se aceita e gosta de si! Respeita o seu corpo como templo do seu intelecto, dos seu sentimentos e emoções!
Quem se sente bem consigo próprio, quem gosta de si, é, por norma, uma pessoa humilde, generosa, atenta, trabalhadora, alegre, alguém que persegue os seus sonhos e não desiste com os obstáculos, é alguém que procura o sucesso em todos os campos da sua vida, seja pessoal, profissional, familiar, social...
Ser uma pessoa "poderosa" é acreditar em si, sentir que é capaz, saber que é linda no interior e no exterior, independentemente do que terceiros possam pensar ou comentar. É alguém que pensa por si, não desprezando, no entanto, as opiniões de quem as rodeia e que é significativo para si. É alguém a quem as críticas destrutivas não afetam, pois estão seguras do seu "EU".
A partir do momento em que essas pessoas olham ao espelho e conseguem ver para lá das ditas "imperfeições", conseguem ver a pessoa que se reflete nesse mesmo espelho, conseguem identificar-se e gostar de si, conseguem ter uma boa autoestima, serão mais felizes e conseguirão viver cada estação do ano como sendo especial, simplesmente porque fazem parte dela!.