Recentemente, esses laços saíram fortalecidos, fruto de um acordo inovador que exemplifica a natureza amistosa e benéfica das relações entre as duas nações: haviam estabelecido um acordo que marcou um importante passo na sua parceria de longa data. O acordo envolveu a troca de 12 milhões de euros em reembolsos de dívida que Cabo Verde devia a Portugal até o ano de 2025. Esse movimento demonstrou o compromisso mútuo em encontrar soluções criativas para questões financeiras, solidificando ainda mais as relações bilaterais.
No entanto, o destaque mais recente nessa relação exemplar ocorreu quando Portugal demonstrou a sua confiança em Cabo Verde de uma maneira notável, concordando em trocar uma dívida de 140 milhões de euros, que Cabo Verde tinha com o país, por investimentos na preservação da natureza em Cabo Verde. Esse acordo de troca de dívida por investimento representa uma abordagem pioneira e benéfica.
O compromisso de Portugal em ajudar a proteger o ambiente em Cabo Verde é testemunho de sua compreensão da importância de questões globais, como as mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade. Além disso, esse acordo contribuirá significativamente para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, ajudando o país a preservar os seus recursos naturais e a promover o ecoturismo.
Esse novo capítulo nas relações entre Portugal e Cabo Verde destaca novamente a confiança mútua e o respeito que esses países têm um pelo outro. Cabo Verde reconhece a disposição de Portugal em apoiar seu crescimento e desenvolvimento, e Portugal demonstra sua crença no potencial de Cabo Verde como parceiro confiável e parceiro na busca de soluções inovadoras para desafios comuns.
Além disso, essa parceria não apenas beneficia ambos os países. Igualmente ou ainda de maior importância é a positiva mensagem passada à comunidade internacional. Ela ressalta a importância da cooperação e da solidariedade entre nações, especialmente num mundo onde desafios globais exigem abordagens globais.
Em suma, a troca de dívida por investimentos na natureza entre Portugal e Cabo Verde é um testemunho das boas e antigas relações entre esses países. Isso demonstra como, ao longo dos anos, essas nações construíram laços sólidos baseados na confiança, respeito mútuo e colaboração. Ao fazer isso, Portugal e Cabo Verde não apenas fortalecem sua amizade, mas também avançam em direção a um futuro mais sustentável e próspero para ambos. Essa parceria é um exemplo brilhante de como as nações podem caminhar de mãos dadas, superando desafios com foco na construção de um mundo melhor, filosofia esta que corrobora igualmente as preocupações e iniciativas que a nossa região tem igualmente apresentado, e bem, ao longo dos tempos. E porque não temos planeta B...bem hajam!