MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

15/02/2023 08:00

Face a alguma instabilidade social no Brasil, o número de imigrantes brasileiros em Portugal cresceu de forma exponencial, assim como o investimento no imobiliário com vista à obtenção de Vistos Gold e o investimento direto brasileiro no setor empresarial.

O número de ligações aéreas semanais, 94 entre Portugal e o Brasil, repartidas entre Lisboa e o Porto, para onze cidades brasileiras é responsável pelo acréscimo do turismo brasileiro em Portugal.

O investimento direto estrangeiro atingiu, durante o primeiro semestre de 2022, o montante de 127 milhões de euros, este crescimento é justificado quer pelo fim da pandemia, quer devido ao receio de alguma instabilidade política interna no Brasil.

Em 2022 os brasileiros foram responsáveis por 19% das transações imobiliárias residenciais feitas por estrangeiros em Portugal. Este investimento não é visto apenas como um meio para obter um Visto Gold mas também como uma forma de diversificação de investimento.

Após a pandemia e o levantamento das restrições às viagens, em 2022 o número de dormidas de brasileiros em Portugal aumentou nos primeiros sete meses de 622,4 mil em 2021 para 1,2 milhões.

Quanto às exportações de bens e serviços para o Brasil as mesmas subiram 211,2% entre janeiro e julho de 2022 face ao período homólogo, para 1.055,3 milhões de euros. Os produtos agrícolas representam 42,5% dos produtos exportados para o Brasil.

O Brasil representa para o comércio internacional de Portugal 3,47% enquanto cliente e de 4,73% enquanto fornecedor, sendo o 13.º cliente das exportações de bens portugueses e o 7.º fornecedor de Portugal.

Considerando esta apetência atual do Brasil por Portugal, deverão ser promovidas diversas ações muito fortes para captar investimento direto brasileiro em Portugal.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas