Face a alguma instabilidade social no Brasil, o número de imigrantes brasileiros em Portugal cresceu de forma exponencial, assim como o investimento no imobiliário com vista à obtenção de Vistos Gold e o investimento direto brasileiro no setor empresarial.
O número de ligações aéreas semanais, 94 entre Portugal e o Brasil, repartidas entre Lisboa e o Porto, para onze cidades brasileiras é responsável pelo acréscimo do turismo brasileiro em Portugal.
O investimento direto estrangeiro atingiu, durante o primeiro semestre de 2022, o montante de 127 milhões de euros, este crescimento é justificado quer pelo fim da pandemia, quer devido ao receio de alguma instabilidade política interna no Brasil.
Em 2022 os brasileiros foram responsáveis por 19% das transações imobiliárias residenciais feitas por estrangeiros em Portugal. Este investimento não é visto apenas como um meio para obter um Visto Gold mas também como uma forma de diversificação de investimento.
Após a pandemia e o levantamento das restrições às viagens, em 2022 o número de dormidas de brasileiros em Portugal aumentou nos primeiros sete meses de 622,4 mil em 2021 para 1,2 milhões.
Quanto às exportações de bens e serviços para o Brasil as mesmas subiram 211,2% entre janeiro e julho de 2022 face ao período homólogo, para 1.055,3 milhões de euros. Os produtos agrícolas representam 42,5% dos produtos exportados para o Brasil.
O Brasil representa para o comércio internacional de Portugal 3,47% enquanto cliente e de 4,73% enquanto fornecedor, sendo o 13.º cliente das exportações de bens portugueses e o 7.º fornecedor de Portugal.
Considerando esta apetência atual do Brasil por Portugal, deverão ser promovidas diversas ações muito fortes para captar investimento direto brasileiro em Portugal.