A Madeira apresentou no ano de 2022 o maior dinamismo no sector do imobiliário, tendo apresentado crescimentos homólogos quer em valor quer em número de transações superiores às verificadas nas restantes regiões do país.
De acordo com dados fornecidos pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, no ano de 2022 transacionaram-se, na Madeira, 4.142 habitações o que gerou um valor de 841 milhões de euros. O mercado imobiliário na Região Autónoma da Madeira teve o maior crescimento homólogo regional em Portugal no ano passado. No ano de 2021 o valor das transações imobiliárias ascendeu ao valor de 611 milhões de euros. Esta diferença registada de 2021 para 2022 corresponde a um crescimento de 37,6% no valor e de 16% no número de transações. A manter-se esta trajetória de crescimento, admitindo também os novos empreendimentos para um sector com alto poder aquisitivo, é muito provável que talvez este ano ou no próximo se alcance a cifra de 1.000 milhões de euros de transações imobiliárias.
O aparecimento nos últimos anos de novos empreendimentos de elevado padrão de construção, muitos deles adaptados ao gosto e à cultura de clientes estrangeiros, também serviu para atrair uma clientela com alto poder aquisitivo, sendo também uma das razões pela qual se verificou este aumento no valor transacionado em 2022.
Desta forma o Governo Regional, continua a apoiar o sector imobiliário madeirense através da divulgação em feiras e outros eventos na tentativa de aumentar o número de pessoas interessadas em investir no sector imobiliário madeirense.