MADEIRA Meteorologia

Agregados da agricultura familiar abrangem 37 mil pessoas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Novembro 2022
10:12

Em 2019 a Madeira contava com 13.534 explorações agrícolas, 98% das quais geridas por produtores singulares autónomos, agregando 37.000 pessoas, cerca de 14,5% da população residente, nesse ano de 2019, conforme disse Humberto Vasconcelos no Plenário madeirense.

Humberto Vasconcelos está hoje no hemiciclo, apresentando e defendendo a proposta de decreto legislativo regional intitulada ‘Adapta à Região Autónoma da Madeira o Estatuto da Agricultura Familiar, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 64/2018, de 7 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 81/2021, de 11 de outubro e estabelece benefícios adicionais aos seus detentores’.
Este um ponto da ordem de trabalhos que se faz em conjunto com um outro que entronca no mesmo propósito, o projeto de decreto legislativo regional, da autoria do PS, intitulado ‘Regime jurídico de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar na Região Autónoma da Madeira’.
O secretário regional que tutela a Agricultura não tem dúvidas de que "a agricultura madeirense tem crescido nos últimos anos e mesmo que alguns tenham a tendência, como sempre, de afirmar que poucos se interessam pelo setor primário, o Governo Regional continua a considerar o setor como fundamental para o futuro sustentável da Região".
Passando aos números, Humberto Vasconcelos partilhou, então, com os deputados que "de acordo com o Recenseamento da Agricultura 2019, realizado pelo INE, a Madeira contava com 13.534 explorações agrícolas, 98% das quais geridas por produtores singulares autónomos que, permanente e predominantemente, utilizam a atividade própria ou de pessoas do seu agregado doméstico na sua exploração, com ou sem recurso excecional ao trabalho assalariado".
O governante, de acordo com o mesmo registo, acrescentou que "o conjunto de pessoas que fazem do agregado doméstico do produtor rondava as 37.000 pessoas correspondendo a cerca de 14,5% da população residente", nesse ano de 2019.
Na ocasião, na apresentação do documento, Humberto Vasconcelos havia já situada a realidade do todo nacional, relevando que conforme expresso pela própria ministra Maria do Céu Antunes, "o Estatuto de Agricultura Familiar não era perfeito e informou que Portugal conta apenas com 700 títulos ativos, entre os 2.238 títulos atribuídos, num universo de cerca de 290 mil agricultores que existem no País".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que é mais surpreendente na sondagem JM realizada pela Intercampus?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas