D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, presidiu esta manhã à primeira Missa do Parto, na igreja da Nazaré, onde apelou aos fiéis para oferecerem um ‘presente’ a Deus neste Natal: um gesto de amor ao próximo, considerando que esse é o verdadeiro caminho para a alegria.
“A alegria já começou a surgir, mas hoje é a própria palavra de Deus que nos convida a nos alegrarmo-nos”, afirmou o prelado durante a homília, explicando que essa partilha e cuidado com o outro são essenciais para viver a alegria.
“Jesus diz à multidão, reparte o que tens. Quer dizer, reparte aquilo que tu és em primeiro lugar. Porque a nossa grande riqueza, muito mais do que coisas materiais, a nossa grande riqueza é o Ser, é aquilo que nós somos”, destacou, reforçando a importância de cuidar de si e, simultaneamente, do próximo.
“Neste Natal, façamos um gesto, consciente, concreto, para com alguém que esteja ao nosso lado e que precise desse gesto. Consoante as situações, creio, irmãos, que esse gesto dará verdadeiramente a vida ao Senhor”, incentivou, acrescentando que este simples ato pode ser uma chama que nos aproxima de Deus.
“Esse gesto, pequeno que seja, ou grande, será fogo que ele cria para Deus. Ele convida-nos à alegria, mas ele próprio se quer alegrar connosco. Neste Natal, devemos-lhe esta prenda: Um pequeno ou grande gesto de amor para com o próximo, um pequeno ou grande gesto, que seja capaz de alegrar alguém que esteja à nossa volta e que precise dessa alegria”, concluiu.
Recorde-se que, conforme já tinha noticiado o JM, a celebração contou com a presença de centenas de pessoas na igreja da Nazaré, entre as quais figuras conhecidas da sociedade madeirense.