O madeirense detido na Indonésia é filho de Rui Óscar, antigo futebolista do Marítimo, que representou também o FC Porto e o Boavista.
A SIC Notícias noticiou recentemente que o jovem, Rui Viana, também era conhecido pelo talento futebolístico que evidenciava, tendo sido federado nas camadas jovens de Marítimo e Câmara de Lobos.
E foi o presidente do Câmara de Lobos, Higino Teles, que, à reportagem do canal de informação televisivo, pediu ajuda ao Estado português para efetuar um pedido de clemência que pudesse evitar males maiores.
Na Indonésia, recorde-se, o madeirense, preso por tráfico de droga, incorre numa pena que pode ser de prisão perpétua ou morte por fuzilamento.
O jovem Rui Viana havia deixado a ilha recentemente. Viajou para o aeroporto de Lisboa no dia 16 de março, de onde partiu depois para Jacarta - viagem com escala no Dubai. Foi intercetado pelas autoridades logo quando aterrou no Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta, em Jacarta.
Terá colaborado com as autoridades locais, mas o seu futuro continua a afligir familiares e amigos.
O caso está a ser acompanhado pelo Governo português e pela Direção Regional das Comunidades. A família tem feito todos os esforços para contar com o apoio diplomático e tem tentado estabelecer contacto com o jovem de 20 anos.