O Espaço Geração Imaculado foi palco, esta terça-feira, da oficina ‘Crioulo e Cultura Guineense’, a primeira de diversas atividades da Semana da Interculturalidade, promovida pela EAPN Madeira, entre os dias 1 a 13 de abril, em diversos locais da Região.
O evento proporcionou uma imersão na riqueza linguística e cultural da Guiné-Bissau, através da experiência e conhecimento de Augusto Mané, convidado especial, que trouxe objetos e vestimentas tradicionais do seu país.
Na abertura desta sessão, Pedro Araújo, presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, destacou a importância da interculturalidade como fator essencial para a coesão social, sublinhando o papel da EAPN Madeira na Comissão Social da freguesia.
O autarca reforçou ainda que, num mundo globalizado, os territórios devem promover o conhecimento de outras culturas, fomentando a empatia, o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes comunidades.
Licínia Freitas, representante da EAPN Madeira, enalteceu o dinamismo da Junta de Freguesia na criação de iniciativas inclusivas e realçou a importância da Comissão Social do Imaculado, a única da Madeira.
Destacou ainda que a colaboração entre diferentes entidades tem permitido desenvolver sinergias enriquecedoras, não apenas para a freguesia, mas também para todas as instituições envolvidas.
Com a presença de 15 participantes, a oficina promoveu um espaço de diálogo e partilha, onde se exploraram tradições, costumes e expressões linguísticas do crioulo guineense, permitindo aos presentes compreender melhor a importância da preservação da identidade cultural.
A Semana da Interculturalidade regressa ao Espaço Geração Imaculado com mais uma oficina no próximo dia 3 de abril, quinta-feira, dedicada ao tema “Língua e escrita urdo e cultura paquistanesa”.
Nesta sessão, os participantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural do Paquistão, incluindo a estrutura da língua urdo e a apresentação do alfabeto árabe, através de uma abordagem interativa e dinâmica.