O Partido Pessoas-Animais (PAN) manifestou hoje uma “profunda preocupação face à crescente sensação de insegurança que se tem instalado na cidade do Funchal e em várias outras freguesias da ilha”.
Em comunicado, o partido dá conta de que tem recebido “diversos relatos de tentativas de assalto e ‘carjacking’ em diferentes zonas do Funchal e arredores, o que reforça a urgência de uma intervenção imediata e eficaz”.
“Na passada sexta-feira à noite, registou-se uma tentativa de carjacking na zona do Livramento, Funchal, envolvendo uma jovem, um incidente similar ocorreu recentemente em São Roque, e recebemos também denúncias de múltiplos assaltos na freguesia do Monte e no Estreito de Câmara de Lobos”, relata-se na referida nota.
Neste sentido, o PAN/Madeira defende “um aumento urgente e estratégico da presença policial nas zonas mais afetadas pela criminalidade, com patrulhas regulares e visíveis. Propomos igualmente a criação de uma comissão de avaliação das condições e recursos das forças de segurança, garantindo que estas estejam devidamente equipadas e preparadas para responder eficazmente a incidentes de segurança. E ainda, promover campanhas junto da população para comportamentos preventivos e educar sobre como agir em situações de perigo, bem como aumentar a comunicação entre a comunidade e as autoridades”.
“A segurança das nossas comunidades não pode ser negligenciada. A crescente onda de criminalidade no Funchal e arredores exige uma resposta clara e eficaz. Não podemos permitir que os nossos cidadãos vivam com medo, sendo fundamental garantir melhores condições e reforço de recursos humanos dos agentes de segurança pública. O PAN Madeira exige medidas imediatas e apela a um reforço do policiamento para proteger a população e restaurar a confiança nas autoridades”, refere Válter Ramos, Comissário Politico do PAN Madeira.
Para o PAN, “é imperativo reforçar a cooperação entre as autarquias locais e as forças de segurança, para garantir uma abordagem integrada e coordenada no combate ao crime”, sendo certo que o partido “continuará a acompanhar esta situação de perto, e não hesitará em propor novas medidas que visem garantir a segurança de todos os madeirenses”.