A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebeu, ontem, no ABM, o evento final do projeto MEMCO.
Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, esteve presente e enalteceu o trabalho, considerando-o "magnífico". Foi com "enorme satisfação" que presenciou a ocasião.
"A recolha aqui é feita é de uma extraordinária persistência. E, acima de tudo, de uma capacidade de abrangência que nos não deixa indiferentes", frisou.
O projeto, que contou com mais de 30 parceiros, foi um trabalho de campo realizado ao longo de seis meses que culminou em mais de 24 horas de entrevistas e testemunhas e que integra mais de 300 elementos de dimensão vernacular/popular recolhidos, entre eles, fotos, cédulas, plantas, mapas, cartas e outros documentos, que, segundo o secretário regional, contribuem positivamente para preservar a memória.
"No Arquivo procuramos recolher, guardar, preservar e divulgar informação baseada em vários formatos e, com isso, preservar a memória dos mais jovens, a nossa e a de outros".
A exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade ficará patente no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira até ao final de setembro.
O site, ainda em desenvolvimento, já pode ser visitado em: http://www.memco.pt/tempApp/index.html
Mónica Rodrigues