O Grupo Parlamentar do PS questionou hoje a demora da secretária regional da Inclusão e Juventude em se disponibilizar para ir à Assembleia Legislativa da Madeira prestar esclarecimentos sobre os cuidados prestados aos utentes do Lar da Bela Vista.
Citada em comunicado de imprensa, a deputada Isabel Garcês considera incompreensível que, sensivelmente dois meses após o PS ter solicitado a audição parlamentar, Ana Sousa continue em silêncio e ainda não tenha respondido à convocatória.
Em causa estão as queixas de familiares relacionadas com os cuidados que são prestados aos utentes do Lar, bem como com a falta de condições do estabelecimento, que passou para a esfera privada, mediante um contrato estabelecido entre o Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira e a Associação Living Care.
A deputada socialista recorda que, já em março, o PS tinha solicitado a audição parlamentar à secretária regional e à direção do grupo Living Care, que acabou inviabilizada devido à dissolução da Assembleia Legislativa e à convocação de eleições regionais.
Nesse sentido, e porque os relatos de queixas prosseguiram, em setembro passado foi solicitada nova audição, tendo já sido ouvido o diretor cessante do Lar da Bela Vista. No entanto, passados dois meses, a secretária regional continua sem mostrar disponibilidade para vir esclarecer esta situação.
Lembra ainda Isabel Garcês que, em fevereiro de 2023, o PS já havia solicitado uma audição à então secretária regional, Rita Andrade, que foi recusada pelos partidos da maioria.
A deputada critica a postura do Governo nesta matéria, advertindo que “estamos a falar da garantia do bem-estar e dos cuidados prestados aos idosos”.