A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente e a Universidade da Madeira assinaram um protocolo de cooperação no âmbito do projeto AGROSUS (AGROecological strategies for SUStainable weed management in key European crops) do qual a universidade faz parte. Essencialmente trata-se de encontrar estratégias e ferramentas adequadas para uma cada vez menor utilização de pesticidas na agricultura particularmente aquelas com maior interesse económico para a Região.
Assim, além do contributo para o sector primário e as mais-valias para a segurança da população, a Região permanece alinhada com a estratégia europeia para a redução em 50% até 2030 da utilização de pesticidas químicos. O objetivo final passa por ter uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo uma agricultura sustentável e amiga do ambiente.
O protocolo ainda vai de encontro à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU nomeadamente no ponto 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) e 15 (Proteger a Vida Terrestre), bem como da Estratégia Regional de Especialização Inteligente para o domínio Agricultura, Alimentação e Bioeconomia.
Recorde-se que que um dos objetivos plasmados no Programa do XIV Governo Regional para a área da agricultura e ambiente passa por reforçar a cooperação com a Universidade da Madeira em projetos de interesse comum no contexto de investigação, inovação e planeamento de políticas e ação agrícola e ambiental na Região.
A Universidade da Madeira integra o projeto AGROSUS financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa, em consórcio com mais 14 parceiros das 11 regiões biogeográficas da Europa, e, em particular, liderando o work package 4 (WP4) dedicado à saúde do solo.