Bom dia!
Desde o início do ano passado, saíram quatro psiquiatras do SESARAM, que conta agora com um total de nove especialistas na área. O rácio mínimo recomendado internacionalmente é de 10 médicos por cada 100 mil habitantes. O da Madeira é de 4,2. Ao JM, o Serviço Regional de Saúde revela que vai lançar um concurso para a contratação de novos profissionais.
Esta é a notícia que faz a manchete de hoje do seu JM, numa Primeira Página que destaca a ilha dourada. Preocupados e isolados. No Porto Santo, os residentes vivem com apreensão o mês de janeiro, face à paragem para manutenção do navio Lobo Marinho. Garantem ao Jornal que os bilhetes de avião ao preço do transporte marítimo esgotam-se num ápice. E as vagas não priorizam quem tem problemas de saúde.
Saiba ainda que Funchal inclui Santa Cruz e Câmara de Lobos no debate territorial e que Antiga Fábrica de Conservas no Porto Novo vai ganhar novo propósito.
200 propostas de eventos em apenas quatro meses é outro assunto de relevo nesta edição. Francisco Faria Paulino, coordenador do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, frisa que o espaço não é só uma sala de espetáculos. E adianta ao Jornal ter “intenções de continuar” no projeto.
Assalto a banco em Câmara de Lobos foi caso isolado. Agência bancária abriu ontem e o nervosismo foi notório. PJ continua a investigar o caso, mas mantém sigilo sobre os pormenores da operação em curso.